Os benefícios do azeite de oliva

23 mar

 

Há quem diga que o melhor tempero é o azeite de oliva.

Você pode não concordar, mas ele sempre está em cena, seja como tempero, para cozinhar, conservar e até mesmo fritar, pois é a única gordura que não modifica sua estrutura quando submetida a uma temperatura de 180ºC. E de vez em quando aparece até fora da gastronomia, em tratamentos de beleza.

O fato é que o azeite tem presença garantida na cozinha. Ele dá sabor, ressalta os aromas e potencializa a cor. Até melhora as texturas e enobrece qualquer receita.

Mas na hora de combinar o azeite com o prato, é preciso estar atento. Azeites de sabores mais intensos podem facilmente anular um alimento de sabor delicado, assim como azeites leves passam despercebidos em pratos estruturados, de sabor forte.

Elemento nobre e indispensável na dieta mediterrânea, é conhecido mundialmente pelos benefícios relacionados à saúde. Além disso, reduz o colesterol e ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares,  devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados; ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos e melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas.

Confira nossa seleção especial de azeites ricos em sabor e saúde: Clique aqui.

O que você achou deste post? Comente aqui :)